Campeonatos de Futebol Inflados

Esportes


Em 2017, mais um campeonato de futebol de campo aderiu à onda do aumento de equipes: a Copa Libertadores da América. Com mais equipes participantes e um calendário mais longo, durando quase todo o ano (de fevereiro a novembro), muda a dinâmica da principal competição desta modalidade esportiva nas Américas.

Não só a bola está inflada, mas a quantidade de jogos. Em campeonatos mais longos, ou ainda por pontos corridos, como é o caso do Brasileirão, há vantagens e desvantagens sob os pontos de vista econômico ou ainda na qualidade do futebol disputado. As sensações transmitidas ao torcedor também mudam de acordo com o formato.

http://www.oblogdomestre.com.br/2017/04/CampeonatosInflados.Esporte.html
[Imagem: Mampituba]



Um campeonato mais longo e por pontos corridos permite que as equipes tenham o mesmo número de oportunidades de mostrar o seu melhor. Um único tropeço pode não ser suficiente para tirar um título, diferentemente de um mata-mata. Entretanto, caso a disparidade entre competidores for muito grande, pode ser que um time chegue a ser campeão muito antes do final. Ou ainda, o fato de haver jogos todas as semanas pode fazer com que cada disputa se torne banal.

Outra consequência de competições mais extensas é a limitação física de equipes. Como há diversos jogos a disputar, alguns serão priorizados e outros levarão time misto ou reserva, prejudicando as partidas “menos importantes”. Sob o ponto de vista econômico, mais jogos significam maior número de bilheterias, beneficiando até mesmo os times com qualidade técnica mais baixa, que não teriam tantas oportunidades quanto times maiores.

A sensação passada por um campeonato mais enxuto é de mais emoção, pois cada jogo é decisivo, ainda mais em caso de mata-mata. Já os campeonatos mais longos e por pontos corridos levam a impressão de serem mais justos, podendo realmente mostrar quem é melhor. Entretanto, um terceiro item importante é o número de vagas classificatórias. Acredita-se que um campeonato longo oferecendo muitas vagas para outro campeonato longo pode desestimular a competitividade entre as posições mais altas da tabela de classificação. 

Independentemente de opiniões favoráveis e contrárias, os campeonatos mais inflados se demonstram uma tendência irreversível. Resta saber qual o limite.

E ainda mais para você: Placar dos jogos (ao vivo)



GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários