Princípios Básicos do Excel (VII) – Resolvendo sistemas lineares

Tecnologia


Da mesma forma que com operações com matrizes, que vimos há alguns dias atrás, é preciso seguir alguns princípios matemáticos para resolver sistemas lineares com o Excel. Para isso, é preciso descrever os sistemas lineares na forma matricial. Supondo o seguinte sistema linear:

a11x1 + a12x2 + ··· + a1nxn = b1
···
an1x1 + an2x2 + ··· + annxn = bn

Podemos escrever uma matriz A com os coeficientes aij, um vetor X com os xi’s e outro B com os bi’s. O sistema linear, na forma matricial, é dado por:

AX = B

Se a matriz A for invertível (essa é a única condição necessária para resolver este sistema), sua inversa é a matriz A-1.  O produto entre uma matriz e sua inversa é a matriz identidade I. Assim, obtemos o valor de X:

A-1 · AX = A-1 · B
IX = A-1 · B
X = A-1 · B



Da álgebra linear, temos que uma matriz inversível invertível tem determinante não nulo. Então, primeiramente, escolha uma célula do Excel, e usando a função =MATRIZ.DETERM, selecione a matriz e dê ENTER. Se o valor for diferente de 0, podemos prosseguir.

MSOffice Excel
[Imagem: O Blog do Mestre]


Sabendo que há inversa, vamos calculá-la com a função =MATRIZ.INVERSO. Selecione as células em que a inversa irá ser disposta, digite esta função, como parâmetro, selecione as células da matriz ‘A’ original e, em seguida, a combinação ctrl + ↑ (shift) + Enter. Veja no nosso exemplo:

MSOffice Excel
[Imagem: O Blog do Mestre]

A combinação destas três teclas sempre deve ser feita para fórmulas matriciais funcionarem. Por fim, para o exemplo da imagem acima, teríamos de selecionar as células para a matriz-produto da inversa de A e de B (que daria o valor de X), com uma fórmula da forma =(A3:B4*D3:E4) ou –MATRIZ.MULT e finalizar com ctrl + ↑ (shift) + Enter.

MSOffice Excel
[Imagem: O Blog do Mestre]

Nos próximos posts desta série, veja como usar formatações condicionais, organizar em ordem alfabética, fazer painéis congelados e muito mais no Excel.





GOSTOU DESTA POSTAGEM? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!

Nenhum comentário:

Seu comentário será publicado em breve e sua dúvida ou sugestão vista pelo Mestre Blogueiro. Caso queira comentar usando o Facebook, basta usar a caixa logo abaixo desta. Muito obrigado!

NÃO ESQUEÇA DE SEGUIR O BLOG DO MESTRE NAS REDES SOCIAIS (PELO MENU ≡ OU PELOS ÍCONES CIRCULARES) E ACOMPANHE AS NOVIDADES!

Tecnologia do Blogger.