Como gerar um ponto ou um conjunto de pontos no ArcGIS?

watch_later 4 de fevereiro de 2015
comment Comentar
Tecnologia

Em um mapa qualquer, sempre pode ser importante ou definir um ponto notável, ou gerar uma região de influência usando o recurso buffer. De qualquer sorte, esse recurso é simples e bastante preciso, sendo necessária apenas uma planilha eletrônica.

http://www.oblogdomestre.com.br/2015/01/GerandoPontosNoArcGIS.Tecnologia.html

http://www.oblogdomestre.com.br/2015/01/GerandoPontosNoArcGIS.Tecnologia.html

[Imagens: O Blog do Mestre]



Primeiro, você deve saber qual o sistema de coordenadas em que o mapa que está fazendo foi definido ou, se este não estiver definido ainda, você deve fazê-lo. Com base nesse sistema, devem ser anotadas as coordenadas dos pontos. Caso se possua apenas coordenadas de um sistema de projeção distinto, é possível usar a calculadora geográfica do Inpe para realizar as conversões.

Em todas as vezes, o software ArcGIS irá solicitar duas coordenadas, X e Y. Se for um sistema UTM, usaremos E como X e N como Y. De maneira similar, longitude e latitude, respectivamente, para coordenadas geográficas, em graus decimais.

Abra um software de planilha eletrônica, como o MS office Excel, e crie um arquivo no formato .xls. Neste arquivo, crie uma coluna para as coordenadas X e outra para as coordenadas Y. Se for um ponto só, crie apenas uma linha, mas continue organizando por colunas.

Agora, no ArcGIS, abra o menu File/Add data/Add XY data. Na janela que irá surgir, selecione as colunas que correspondem a X e a Y e mande o programa executar. Pronto! Os pontos desejados já estarão adicionados.





GOSTOU DESTA POSTAGEM? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!
  • chevron_left
  • chevron_right

Seu comentário será publicado em breve e sua dúvida ou sugestão vista pelo Mestre Blogueiro. Caso queira comentar usando o Facebook, basta usar a caixa logo abaixo desta. Muito obrigado!

NÃO ESQUEÇA DE SEGUIR O BLOG DO MESTRE NAS REDES SOCIAIS (PELO MENU ≡ OU PELOS ÍCONES CIRCULARES) E ACOMPANHE AS NOVIDADES!

sentiment_satisfied Emojis do Google (texto para inserir)