Como gerar um ponto ou um conjunto de pontos no ArcGIS?

Tecnologia

Em um mapa qualquer, sempre pode ser importante ou definir um ponto notável, ou gerar uma região de influência usando o recurso buffer. De qualquer sorte, esse recurso é simples e bastante preciso, sendo necessária apenas uma planilha eletrônica.

http://www.oblogdomestre.com.br/2015/01/GerandoPontosNoArcGIS.Tecnologia.html

http://www.oblogdomestre.com.br/2015/01/GerandoPontosNoArcGIS.Tecnologia.html

[Imagens: O Blog do Mestre]



Primeiro, você deve saber qual o sistema de coordenadas em que o mapa que está fazendo foi definido ou, se este não estiver definido ainda, você deve fazê-lo. Com base nesse sistema, devem ser anotadas as coordenadas dos pontos. Caso se possua apenas coordenadas de um sistema de projeção distinto, é possível usar a calculadora geográfica do Inpe para realizar as conversões.

Em todas as vezes, o software ArcGIS irá solicitar duas coordenadas, X e Y. Se for um sistema UTM, usaremos E como X e N como Y. De maneira similar, longitude e latitude, respectivamente, para coordenadas geográficas, em graus decimais.

Abra um software de planilha eletrônica, como o MS office Excel, e crie um arquivo no formato .xls. Neste arquivo, crie uma coluna para as coordenadas X e outra para as coordenadas Y. Se for um ponto só, crie apenas uma linha, mas continue organizando por colunas.

Agora, no ArcGIS, abra o menu File/Add data/Add XY data. Na janela que irá surgir, selecione as colunas que correspondem a X e a Y e mande o programa executar. Pronto! Os pontos desejados já estarão adicionados.





GOSTOU DESTA POSTAGEM? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!

Postar um comentário

0 Comentários