O que fez Terzaghi?

Biografias

Terzaghi é um grande nome na área da Geotecnia. Entre outras coisas, ficou conhecido pela analogia que realizou com um sistema contendo água e uma mola, com confinamento lateral, para explicar o fenômeno de adensamento do solo. Foi Engenheiro Civil, nascido em Praga. Para alguns, ele não poderia ser descrito como um grande nome, conforme antes dito, mas até mesmo como um dos fundadores da ciência da Mecânica dos Solos.



Karl Anton Von Terzaghi vem de uma família de longa tradição militar, sendo o primeiro filho do Tenente Coronel Anton Terzaghi e de Amália Eberle. A família se mudou para Graz, Áustria, após seu pai dar baixa do exército, onde ele foi enviado para estudar em uma academia militar e, por que não, trilhar o caminho do pai. Nasceu em 2 de outubro de 1883.

Pai da Mecânica dos Solos
[Imagem: Geotecnia-sor]
Na academia desenvolveu interesse em ciências como Astronomia e Geografia. Mais tarde, em 1897, se mudou para outra escola militar, em Hranice, hoje República Tcheca, onde graduou-se com destaque em Geometria e Matemática, aos dezessete anos! Desta mesma forma (como aluno destaque), formou-se na Universidade Técnica de Graz pelo curso de Engenharia Mecânica, em 1900.

Durante um ano de serviço militar compulsório no exército, decidiu pela Engenharia Civil, com especial enfoque na Geologia. Não se cansando de tanto estudar e absorver conhecimentos e formar-se com honras, voltou à Universidade dois anos após sua última formatura, em 1902, onde estudou Geologia, rodovias e ferrovias, graduou-se em Engenharia Civil em 1904. Doutorou-se em 1911 na Universidade Técnica em Graz, Áustria, e trabalhou como engenheiro por vários anos.

O passo seguinte foi o da disseminação do conhecimento. Lecionou em Istambul no período de 1916 a 1925, no MIT - Massachusetts Institute of Technology, de 1925 a 1929 e na Universidade Técnica de Viena (desta vez em outro papel) de 1929 a 1938.

Trabalhou na Universidade de Harvard  de 1946 a 1956. Tornou-se consultor mundial em Mecânica dos Solos, tendo publicado Introduction for Soil Mechanics em 1925, sendo referência no assunto. Sua analogia pode ser assim explicada: no momento em que uma camada de solo, supondo ela saturada, é submetida a um dado carregamento, há um aumento repentino da poropressão (estágio do escape fechado e água suportando ao carregamento). A água presente em um solo então saturado, sendo incompressível, buscará o escape pelos poros do solo (abertura de escape pela porção superior, sendo o escape análogo a drenos).

Em camadas de solo arenoso, de alta porosidade, esta eliminação se dá de forma rápida, enquanto que em camadas argilosas, de baixa porosidade e granulometrias mais finas, ocorre de forma muito lenta, chagando a perdurar por anos. Há a ocorrência, em ambos os tipos de camadas de solo, de recalques elásticos ou distorcionais, de ocorrência imediata, e de recalques primários pela variação do volume do solo por conta da expulsão da água existente nos poros. A esta redução de volume, aliada à transmissão de tensão da água ao arcabouço sólido (mola vai-se deformando), dá-se o nome de Adensamento ou Consolidação.

Terzaghi ainda ajudou na construção da barragem de Assuã, no Egito. Publicou sua obra e morreu em Winchester, Massachussetts, nos Estados Unidos, em 25 de outubro de 1963.


E ainda mais para você: O que fez Lavoisier?





Þ GOSTOU DESTA POSTAGEM? USANDO ESTES BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Muito bom, obrigado por colaborar conhecimentos educacionais

    ResponderExcluir
  2. Conhecimento, cultura e entretenimento estão sempre presentes por aqui, furtado. Obrigado por sua visita!

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado em breve e sua dúvida ou sugestão vista pelo Mestre Blogueiro. Caso queira comentar usando o Facebook, basta usar a caixa logo abaixo desta. Não aceitamos comentários com links. Muito obrigado!

NÃO ESQUEÇA DE SEGUIR O BLOG DO MESTRE NAS REDES SOCIAIS (PELO MENU ≡ OU PELA BARRA LATERAL - OU INFERIOR NO MOBILE) E ACOMPANHE AS NOVIDADES!