Enquanto não encontram a Fonte-da-Juventude...

Ciência & Saúde  

Infelizmente, ainda não se conseguiu encontrar a fórmula que permitisse manter a ‘juventude’ indefinidamente. No entanto, basta pensar na lógica inversa: se não se pode evitar com que sinais no corpo (pois o envelhecimento pode ter um efeito muito positivo em termos de intelectualidade) apareçam, é perfeitamente possível evitar hábitos que levem ao aparecimento e agravamento destes sinais.

Pele e Rosto
[Imagem: Lu Cabral]


Em primeiro lugar, os bons hábitos de alimentação e exercícios físicos seguem sendo os principais meios de evitar os sinais de envelhecimento. Mas, é bom ter cuidado: estes bons hábitos precisam ser frequentes e, em caso de buscar dieta, esta não deve resultar em uma aparência muito magra, que vem em conjunto com perda de gordura da pele da face e flacidez em todo o corpo. O metabolismo é retardado por conta da instabilidade de condições em caso de efeito-sanfona, por mais que, dentro de certas condições, ocorra a homeostase (corpo ajusta as funções metabólicas, mantendo um ambiente adequado, em equilíbrio, e dando sinais de necessidades do corpo), a pele fica muito marcada por conta deste efeito.

O sono também tem uma função importantíssima, no que se refere ao envelhecimento do corpo. Além de ser o período em que são fixados na memória aprendizados e experiências, ocorre queda do hormônio GH, que leva ao aumento do tecido adiposo e flacidez. Não dormindo bem, é normal esfregar os olhos demasiadamente durante o dia, da mesma forma que quando o olho está irritado pelo de uso de lentes de contato, sendo importante mantê-las bem hidratadas e em tempo adequado. Isso leva ao escurecimento da pele das pálpebras, agravado pelo distanciamento entre pálpebra inferior e maçãs-do-rosto, que aumenta ao longo do tempo.

Falando um pouco mais sobre o sono, não só para os bebês, mas para os adultos é o ideal dormir de barriga para cima, o que evita esforços de estiramento da pele, que levam a rugas ao longo do tempo.

Outro detalhe importante, muitas vezes esquecido, é o não uso de protetor solar, mesmo em dias que aparentemente tenham um bloqueio de luz solar, em dias nublados ou de Sol parcialmente encoberto. A exposição prolongada, sem proteção, pode levar a manchas escuras. Além disso, não se pode esquecer da possibilidade de ocorrência de câncer de pele.

Porém, dentre todos os fatores, o pior é o estresse. E este, é sentido tanto na aparência como em toda a saúde do corpo, pela liberação do hormônio Cortisol e pela redução de nutrientes e oxigênio disponíveis para a pele, que passam a ser destinados aos grandes órgãos.

Não é impossível adotar hábitos que levem a uma aparência mais jovem, e estes levam, por conseguinte, a uma vida mais saudável e equilibrada. Ou seja, os benefícios vão muito além pois, o melhor de tudo, é estar bem consigo mesmo.


E ainda mais para você: Sua Pele e o Verão





Þ GOSTOU DESTA POSTAGEM? USANDO ESTES BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!

Postar um comentário

0 Comentários