O meio em que vivemos influencia na forma em que nos comunicamos

watch_later 7 de outubro de 2014
comment Comentar
Literatura


David Abram, em sua obra “Os 100 maiores visionários do século XX”, ilustra bem alguns pontos importantes quando se trata de comunicação oral e escrita. Nesta obra, Abram discorre sobre a comunicação não como uma forma de nos relacionarmos com um mundo que se encontra isolada dos outros sentidos, como a audição, o olfato, a visão. 

E a comunicação, na forma em que hoje estabelecemos, cada vez mais pautada nas mensagens via redes sociais, está tirando das crianças e adolescentes uma grande riqueza, que é a possibilidade de ter contato com os outros e encher-se das maravilhosas experiências e aventuras de infância das quais tanto gostamos de recordar. Por outro lado, vendo o contexto atual, se pode perceber um medo cada vez maior dos pais em expor seus filhos ao mundo, motivado pela ‘insegurança’ dos pais e do mundo.

Neurônios
[Imagem: Neuraventura]



E, fruto desta forma com que aprendemos a perceber o mundo, temos uma visão diferente de comunicação. Para os povos primitivos, o contato com as árvores, o canto dos pássaros, farfalhares e toda a ‘vida dinâmica da Terra’ são formas que ela encontra para se comunicar conosco. Povos primitivos acreditavam na divindade de elementos naturais, até mesmo os reverenciando.
Com a nossa cultura racional, passamos a pensar que somos os únicos seres capazes de se comunicar e, ao mesmo tempo, deixamos de lado uma relação amigável com o Meio Ambiente, o que fez com que, por muito tempo, não nos víssemos mais como parte dele.
Por outro lado, o autor sinaliza que, par desenvolvermos a cultura escrita, temos de, (o que deveria ser em parte) romper os laços da cultura oral de nossos ancestrais e “a espontânea concentração de nossos sentidos em nossa vizinhança natural para que possamos recombinar nossos olhos e ouvidos na atenção dirigida para a superfície plana da página.”


E ainda mais para você: Monteiro Lobato e o Sítio





Þ GOSTOU DESTA POSTAGEM? USANDO ESTES BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!
  • chevron_left
  • chevron_right

Seu comentário será publicado em breve e sua dúvida ou sugestão vista pelo Mestre Blogueiro. Caso queira comentar usando o Facebook, basta usar a caixa logo abaixo desta. Muito obrigado!

NÃO ESQUEÇA DE SEGUIR O BLOG DO MESTRE NAS REDES SOCIAIS (PELO MENU ≡ OU PELOS ÍCONES CIRCULARES) E ACOMPANHE AS NOVIDADES!

sentiment_satisfied Emojis do Google (texto para inserir)