Imagens da semana (08)

Tecnologia em todo canto




[Imagem: Globo/Estevam Avellar]

Neste último mês, vários programas globais receberam novas roupagens. Os novos cenários seguem uma forte tendência de aplicação de tecnologia, que já vinha aparecendo em alguns programas. Telões de grandes dimensões ganharam a maioria dos programas. Nos jornalísticos, por exemplo, o que era exclusivo do JN passou a ser adotado também no Jornal Hoje e Jornal da Globo. O maior destaque ficou por conta do Fantástico, com sua redação-estúdio. Entretanto, com toda a sua força, a emissora terá de ser mais ágil também na sua produção, para realmente refletir uma nova TV, o movimento do qual se busca passar. O caminho estaria sim na criação de novos programas, mas é impossível descartar o que já existe por completo. Talvez a chave esteja em novidades em maior frequência.


[Imagem: Blog do Caminhoneiro]

A sigla BRT (Bus Rapid Transit) muitas vezes é atrelada a apenas um tipo de ônibus de maior capacidade (articulado ou biarticulado), por estar estampada nestes veículos. Isso se deve ao fato de o sistema promover mais agilidade, conforto, modernidade; mas sua estrutura é concebida levando em conta muito mais fatores.
Para promover a agilidade, os embarques e desembarques devem ser rápidos, isto sendo possível com o sistema de pré-embarque e pré-pagamento, bem como o acesso aos ônibus em plataformas de mesmo nível do primeiro degrau. A transferência entre rotas sem incidência de custos é outra característica marcante do sistema.

[Imagem: BBC]

Um marco importante, apesar de todos os contratempos da copa do mundo no Brasil, é o pontapé inicial, que será dado por uma pessoa com deficiência de locomoção, por meio de um exoesqueleto (esqueleto mecânico externo). Alguns dos desafios para um projeto desses são o tamanho do exoesqueleto, a necessidade de comando por estímulos nervosos da própria pessoa, etc. Além da importância científica, aliar-se-á a visibilidade do evento, além da divulgação que já está sendo dada pela TV. Muitas vezes, mesmo em projetos não tão ambiciosos, visibilidade é importante para que boas ideias se transformem em grandes soluções.






Þ Gostou desta postagem? Usando estes botões, compartilhe com seus amigos!

Postar um comentário

0 Comentários