Rapidinhas (09)

Notícias

>> No cotidiano popular, as estações do ano são diferentes do que consta no calendário, com diversas interpretações curiosas. No Nordeste, o inverno é o período chuvoso que ocorre no início do ano. Em outras regiões, é comum afirmar a existência de apenas duas estações do ano, inverno e verão, uma quente e outra fria. Daí vem uma interpretação comum e mais estranha ainda, de onde surgem as expressões 'fazer inverno' e 'fazer verão', como sinônimos de 'fazer frio' e 'fazer calor', respectivamente. Na verdade, as estações do ano são quatro, sendo duas de transição (outono e primavera) engolidas pelas expressões populares, e se constituem por períodos do ano em que geralmente há uma determinada condição climática, não obrigatória em todo o período.
Assim:
>>Verão (21.dez a 20.mar): tempo geralmente quente e chuvoso em alguns locais;
>>Outono (21.mar a 20.jun): tempo frio, com as primeiras ocorrências de geada, ou tempo ameno. Árvores caducas perdem sus folhas;
>> Inverno (21.jun a 22.set): chuvas no Sudeste do Brasil, temperaturas mais baixas em todo o país, podendo ocorrer até neve no Sul;
>> Primavera (23.set a 20.dez): ocorrem manhãs que iniciam com temperatura amena, com aquecimento ao longo do dia.
Em sua região, é assim que ocorrem as estações ou é diferente? Comente.

>> Falando em condições meteorológicas, o último verão foi abaixo do potencial chuvoso, o que fez com que os reservatórios ficassem em níveis críticos. Este fato gera dois grandes problemas: a necessidade de uso de outras fontes energéticas que não a hidrelétrica, mais caras e de maior impacto ambiental; bem como racionamento de água. Além de tudo isso, o verão é o período de maior demanda energética, o que agrava a situação.

>> Em sua segunda edição sediada no Brasil, a Copa do Mundo FIFA ™ de futebol se destaca pelo alto custo das obras realizadas nos estádios, agravado pelo atraso nas obras. Os estádios novos ou reformados tiveram suas obras possíveis por financiamento público. Desta vez, as altas distâncias no interior do país deixaram de ser motivo de recusa de participação de seleções europeias, pois, diferentemente de 1950, o transporte aéreo se desenvolveu em nosso país. Pelo menos isso!

>> O pilates é uma modalidade de exercícios que leva o nome de seu criador, que buscava ter um melhor condicionamento físico, mas tinha problemas que nao o permitiam buscar modalidades tradicionais. Somente algum tempo após a sua morte é que se espalhou e atingiu toda a dimensão que hoje conhecemos, sendo praticado em academias de todo o mundo. Para saber mais sobre o Pilates, clique aqui.

>> A entrevista e classificação de risco em instituições de saúde se tornou prática quase unânime após a chegada das UPA's. Esta é uma forma de priorizar os atendimentos mais urgentes e distribuir melhor entre as unidades, de acordo com a hierarquia UBS < UPA < Hospital, determinada pela gravidade do caso. Demonstrou-se maior organização por um lado, e por outro criou-se mais um procedimento pré-atendimento, implicando em demora. Mas, esta demora não seria necessária se houvesse respeito por parte de alguns usuários à hierarquia existente. Saber o que fazer em situações problema até a chegada de atendimento, ou como proceder em pequenos ferimentos é essencialmente importante e pode salvar vidas. Por isso, com base em informações do Dr. Drauzio Varela, O Blog do Mestre lança uma série sobre primeiros socorros. Não perca!







Þ Gostou desta postagem? Usando estes botões, compartilhe com seus amigos!

Postar um comentário

0 Comentários