O nascimento de Isaac e um filho fora do casamento

Trecho Bíblico

 

Não é de hoje que questões conjugais, filhos fora do casamento e heranças dão muito pano para manga. Abraão, já na velhice, teve um filho de sua esposa, o que levantava a questão de quem assumiria o clã no futuro. Por pressão de Sara, Abraão expulsa Agar e seu filho Ismael, antes nascido..

 

 

Gn 21, 1 - 20

 

O SENHOR interveio em favor de Sara, como havia dito, e cumpriu o que havia prometido. Sara concebeu e deu a Abraão um filho na velhice, no prazo fixado por Deus. E Abraão deu o nome de Isaac ao seu filho que nasceu de Sara. Abraão circuncidou o filho Isaac no oitavo dia, como Deus lhe havia ordenado. Abraão tinha cem anos de idade quando nasceu o seu filho Isaac. E Sara disse: "Deus me fez rir, e todos os que souberem vão rir-se de mim". E acrescentou: "Quem diria a Abraão que Sara haveria de amamentar filhos? Não obstante, eu lhe dei um filho na velhice".
O menino cresceu e foi desmamado. Abraão fez um grande banquete no dia em que Isaac foi desmamado.
Mas Sara viu o filho de Agar, a egípcia, que dera um filho a Abraão, brincando com seu filho Isaac. E disse para Abraão: "Manda embora essa escrava e seu filho, pois o filho de uma escrava não pode ser herdeiro com meu filho Isaac". Abraão ficou muito desgostoso com isto, porque Ismael era seu filho. Mas Deus lhe disse: "Não te aflijas a propósito do menino e da escrava. Atende a tudo o que Sara te pedir, pois é por Isaac que uma descendência levará seu nome. Mas também do filho da escrava farei uma nação, por ser descendência tua". Abraão levantou-se de manhã, tomou pão e um odre de água e os deu a Agar, pondo-os sobre o ombro dela; depois entregou-lhe o menino e a despediu. Ela foi embora e andou vagueando pelo deserto de Bersabeia. Tendo acabado a água do odre, largou o menino debaixo de um arbusto e foi sentar-se em frente dele, à distância de um tiro de arco. Pois dizia consigo: "Não quero ver o menino morrer". Assim ficou sentada à distância. O menino começou a chorar em voz alta. Deus ouviu o choro do menino e o anjo de Deus chamou Agar de lá dos céus dizendo: "Que tens Agar? Não temas, pois Deus escutou o choro do menino que aí está. Levanta-te, toma o menino e segura-o pela mão, pois farei dele uma grande nação". Deus abriu os olhos de Agar, e ela viu um poço de água. Foi então encher o odre de água e deu de beber ao menino.
Deus estava com o menino. Ele cresceu e morava no deserto, tornando-se arqueiro. Morava no deserto de Farã, e sua mãe escolheu para ele uma mulher egípcia.

 


 
 

 

Þ Gostou desta postagem? Usando estes botões, compartilhe com seus amigos!

Postar um comentário

0 Comentários