O que fez Francisco de Lima e Silva?

Biografia

 

Francisco de Lima e Silva foi um militar e político brasileiro (1785 – 1853), pai do Duque de Caxias. Comandou as forças que sufocaram o movimento separatista ocorrido no nordeste brasileiro em 1824, motivado pela dissolução da Assembleia Constituinte por ordem de Dom Pedro I, chamado Confederação do Equador.

Atuou como governador de armas nas províncias de São Paulo e do Rio de Janeiro, respectivamente. Após a abdicação de Dom Pedro I, integrou a regência trina provisória (1831) e a regência trina definitiva (1831 - 1835).

Em 1837 assume o cargo de Senador; no ano de 1841 é agraciado por Pedro II com o título de Barão da Barra Grande, de que recusou. Recebeu uma pensão vitalícia que correspondia à metade de seus rendimentos como regente durante o Período Regencial, a qual destinou em sua totalidade aos filhos dos ex-revolucionários da Confederação do Equador.
 

Você também pode gostar de: (Biografias) O que fez Manuel Deodoro da Fonseca?

  
 

Þ Gostou desta postagem? Usando os botões abaixo, compartilhe com seus amigos!

Nenhum comentário:

Seu comentário será publicado em breve e sua dúvida ou sugestão vista pelo Mestre Blogueiro. Caso queira comentar usando o Facebook, basta usar a caixa logo abaixo desta. Muito obrigado!

NÃO ESQUEÇA DE SEGUIR O BLOG DO MESTRE NAS REDES SOCIAIS (PELO MENU ≡ OU PELA BARRA LATERAL - OU INFERIOR NO MOBILE) E ACOMPANHE AS NOVIDADES!

Tecnologia do Blogger.