Como publicar uma obra literária?

Literatura 


Mesmo com toda a boa vontade, esforço e dedicação, o autor de uma obra literária ou livro técnico podem ter sérios problemas no que tange a materialização do projeto. Para publicar um livro, há alguns caminhos possíveis, desde a publicação por conta própria, com ou sem apoio cultural de leis de incentivo à cultura, até a publicação por editoras consagradas.
Em início de carreira, visando à divulgação de seus trabalhos e ansiosos pela publicação de seus livros, muitos autores partem para a produção própria de seus exemplares, desembolsando todos os custos com edição, impressão, inclusão nos catálogos bibliográficos; criação do ISBN (International Standard Book Number), que é o número internacional da obra, que a torna única catalogando autor, editora, país, edição, entre outros dados. Apesar de que não aparente, em um primeiro momento, mas um livro pode incluir o trabalho de até oitenta profissionais. Um layout fora de padrão em um livro é capaz de fazer com que este, mesmo possuindo alta qualidade de conteúdo, transmita a sensação de obra amadora.


[Foto: Jangadeiro Online]


Então, os melhores passos para a publicação de um livro são a busca de uma editora que preste serviços e cuide de todos os detalhes técnicos da produção do livro, ficando o conteúdo e os custos a cargo do escritor, ou escrever, sem custo algum, para alguma grande editora. Entre eles o primeiro é o caminho dos escritores iniciantes, o que pode frustrá-los no princípio, pois um livro pode não atingir o resultado esperado, e é necessário desembolsar todos os valores para os serviços dos profissionais (aqueles 80) da editora e para a impressão do livro. Uma das vantagens é a autonomia em relação ao resultado final, onde o escritor pode opinar a respeito de detalhes de sua obra, que pode ser mais próxima às suas aspirações, então. 

Um dos desafios é dar visibilidade ao livro, por este vir com a marca de uma editora desconhecida, ao contrário do que ocorre com as grandes editoras, que provocam maior credibilidade em que vê a obra (estas observações são puramente visuais, não observando conteúdo). Entretanto, a lista de autores de uma grande editora é restrita, sendo estes nomes já consagrados dentro da casa, ou autores famosos, que vendem um livro por já virem com publicidade implícita. O autor não paga nada para publicar seus livros nestas grandes editoras, mas possui pequeno ou nulo poder de opinião sobre a obra final, conforme a empresa. Também há alguns regimes mistos em que parte dos custos é desembolsada pelo autor, parte pela editora, em um molde intermediário aos dois anteriores.
Estas são algumas formas de fazer um dos passos primordiais na vida de um homem, além de plantar uma árvore, é claro.

 

Veja também: (Literatura) Dom Casmurro



>> Gostou desta postagem? Compartilhe!

Postar um comentário

0 Comentários