Algumas palavrinhas e expressões da língua portuguesa... (I)


Análogo: algo semelhante, que segue o mesmo modelo.

Prevalecido: pessoa que prevalece em relação à outra por determinado motivo, obtendo vantagens com isso.

Soja: tipo de leguminosa, de alto valor proteico, usada na produção de rações animais e de óleo usado na alimentação humana e na preparação de alimentos fritos, além de molhos, queijo de soja e em saladas. A origem etimológica da palavra é da palavra japonesa shoya, o que definiu que esta palavra é substantivo feminino.

Mitigar: este verbo é sinônimo de amenizar, apaziguar. Milton Hatoum diz nos contos de “A cidade Ilhada” que o tempo é capaz de mitigar todas as coisas, inclusive o amor.

Abalizado: alguém notável, competente.

Atavismo: Presença de característica (física ou psicológica) presente em um avô ou avó de um indivíduo e que se manifesta novamente neste individuo.

Uberdade: Característica de algo que é farto, abundante.

Por Conseguinte: expressão análoga à ‘portanto’.

Caqui / Cáqui: fruta de polpa adstringente, de sabor adocicado. / Tom de cor marrom.

Injetora: função que possui apenas um valor no conjunto imagem dado um valor do conjunto domínio. Este tipo de função possui inversa.

Profissão de fé: declaração pública de uma crença.

Rubim: variante, por nasalação, de rubi.

Gaforinha: cabelo em desalinho. 



Nenhum comentário:

Seu comentário será publicado em breve e sua dúvida ou sugestão vista pelo Mestre Blogueiro. Caso queira comentar usando o Facebook, basta usar a caixa logo abaixo desta. Muito obrigado!

NÃO ESQUEÇA DE SEGUIR O BLOG DO MESTRE NAS REDES SOCIAIS (PELO MENU ≡ OU PELA BARRA LATERAL - OU INFERIOR NO MOBILE) E ACOMPANHE AS NOVIDADES!

Tecnologia do Blogger.